Frisados do sul

---Frisados do Sul da Holanda--- ---Fiorinos--- ---Llarguet Espanhol--->

sábado, 30 de abril de 2011

Parece que os ventos mudaram

Pois é amigos, parece que consegui solucionar o problema que  acidentou drasticamente o inicio das minhas criações!! Fiz o dito tratamento que mencionei em outras publicações e parece que deu resultado, pois todas as crias que nasceram após o trato, todas elas se têm vingado. Actualmente tenho cerca de 50 anilhados, são poucos em relação aos casais que tenho, mas mesmo assim estou satisfeito tendo em conta o inicio atribulado. Se tudo correr bem, apartir do dia 5 de Maio começam a nascer os primeiros passaritos da 2ª postura. Espero que agora corra tudo bem e que consiga recuperar o que perdi na 1ª postura, pelo menos em qualidade nos passaritos.    

domingo, 17 de abril de 2011

Visita à Maravilhosa Ilha da Madeira

Foi em Setembro do passado ano de 2010 que tive a sorte de visitar a Ilha da Madeira!! É sem dúvida uma Ilha linda, maravilhosa e repleta de gente boa, muito acolhedora e de uma beleza Natural estraordinária!! Aproveitei a visita, e acabei por conhecer um amigo da passarada, também ele criador de canários de Porte, mais especificamente Frisados do Sul e do Norte da Holanda, o Sr. Rafael. Acabei por fazer três aquisições de Frisados do Sul e logo em Dezembro foram outros tantos aqui do continente, direitinhos á Madeira. Foi tipo um intercambio :) :) :)!! Aproveito para lhe dar um abraço e talvez para o ano lá volte. Deixo algumas fotos do seu canaril e da Ilha claro, pois não me canso de ver essas fotos : ) : ) : ) : ) 

Com o Sr. Rafael


O seu Canaril


Uma das minhas Aquisições


Com a minha Esposa à Beira Mar 



Vista do Parque do Lido


Junto a uma queda de água


Com a minha Esposa no Pico dos Barcelos


Almoço em Cancela, a famosa espetada no pau de Loureiro, uma delicia...


Aviso, não é montagem......tive a sorte de vir no mesmo avião que o Plantel do meu Benfica de regresso a Lisboa!!

Algumas Crias de 2011

Gloster Fancy nascidos a 31/03/2011


Gloster's  Fancy nascidos a 30/03/2011


Gloster's Fancy nascidos a 26/03/2011


Frisados do Norte nascidos a 08/04/2011

Mesmo assim ainda tenho vingado alguns passaritos......

Ponto da situação

Pois é companheiros, tive mesmo de efectuar o tratamento aos passaritos!!! Não tinha outra alternativa!! Foram muitas baixas e tinha de pôr fim a este ciclo. Recorri aos sulfamidas para fazer esse tratamento acompanhado de um complexo vitaminico durante cinco dias. Aparentemente as aves estão bem, os machos continuam a cantar e a correr atrás das fêmeas e estas a fazerem posturas para o chão, visto que retirei os ninhos a todos os casais. Deixei ficar só àqueles que tinham crias, todo o resto foi como um começar de novo. Para estas alturas aplicamos os termos calma e muita muita serenidade.
Ontem , tendo terminado o tratamento, voltei a colocar os ninhos e logo correram á serapilheira para o construir. Resta-me esperar para ver os resultados!!
Depois de puxar pela cabeça, cheguei a algumas conclusões pelo sucedido. Em primeiro lugar penso que o facto de não ter feito qualquer tipo de tratamento preventivo com um antibiótico ou sulfamida, por mais fraco que ele fosse, foi uma das causas. A mudança regular das àguas nos bebedouros, estavam a ser feitas de 2 ou mesmo de 3 em 3 dias, o suficiente para a pruliferação de bactérias nocivas para os animais. Por ultimo, sempre tive hábito de usar um produto conhecido por muitos e indespensável nos primeiros dias de vida dos passaritos, o Tabernil Cria, que segundo a sua antiga composição continha com ele um antibiótico apropriado para prevenir estas bactérias, salmonelas e E. Coli, onde actualmente este mesmo produto não é mais que um multivitaminico não contendo esse tal antibiótico. Para mim, estes são um conjunto forte de factores que explicam o meu tormento.
O que mais me chateia é o facto de criar com canários já alguns aninhos e ainda só capaz de cometer este tipo de erros só porque ouvi ou me pareceu ver que A, B ou C disse-me que fez assim ou assado e que teve bons resultados quando, se for a ver eu até tenho melhores resultados que esse sujeito. Com isto quero dizer a todos os amantes deste lindo hobbie, sejam eles novatos ou veteranos, que se têm um esquema estudado e se têm bons resultados com ele não mudem nada. Tapem os ouvidos quando lhes dizem algo como,...."ainda não usas este ou aquele produto de que se fala tão bem??", pois muitas das vezes é só bluff e o suficiente para estragar o que temos de bom. Infelizmente tenho-o como exemplo!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Actualizações ao blog

Caros amigos, peço desculpa pela fraca actualização que tenho feito ao meu blog. Pois se repararam as actualizações são feitas, mais ou menos de 15 em 15 dias, pois é quando tenho acesso á net para o poder actualizar. Por mim, escrevia todos os dias, mas a minha disponiblidade não me dá para mais. De qualquer forma, vou dando noticias e mantê-los informados de como correm por aqui as minhas criações que actualmente muito mal, mas á que olhar em frente e esperar que dias melhores virão. Com estes erros quero eu ganhar experiência, maturidade neste hobbie que mesmo com todos estes dissabores, eu anto adoro.


Um Grande Abraço para todos os Criadores

1ª Postura para Esquecer

Pois é companheiros da passarada, achei por bem divulgar aqui o meu hobbie não só para publicar as minhas alegrias com ele, mas também as minhas tristezas que neste momento são muitas. Aquilo que eu tanto temia que poderia vir a acontecer, acabou mesmo por acontecer. Este é precisamente o mesmo problema que tive o ano passado com os meus canarios. A nivel das posturas correu tudo dentro da normalidade, os nascimentos até foram acima da média, mas o desenvolvimento dos passaritos, esse é sem dúvida péssimo. Não contei as mortes que já tive mas seguramente são muito superiores ás crias que tenho vivas. O ano passado só consegui safar uns passaritos com um atibiótico (FP 20/20) assim que nasciam e durante os primeiros 5 dias de vida, mas este ano não queria usar esse sistema visto enfraquecer muito os pássaros, mas estou a ver que não tenho outro meio senão este. Reconheço, como aqui mencionei numa outra publicação, que não fiz qualquer tipo de prevenção e se calhar foi aqui que cometi o grande erro, pondo em causa esta época de criação. Os adultos, aparentemente estão bem, aliás tenho ninhos de 5 ovos, 5 passaros, outros com 4 ou 3 ovos e todos os passaritos nascem, mas em xegando ali aos 4/5 dias vão desta para melhor. Estou-lhes a dar a papa húmida á descrição onde a essa papa junto o Tabernil Cria (10gr/KG) e o Bio Sac. Depois dou-lhes o germinado (aos que têm crias) juntamente com a papa seca e completo essa papa com o próbiotico Bio Sac, A21 (papa cria á mão), tabernil cria (10gr / KG). Dou esta papa 2 vezes ao dia. A alimentação base que lhes dou é apenas alpista simples. A meu ver, a causa de morte dos passaritos está associada á bactéria E. Coli , mas será mesmo isto. É que se fosse Salmonelas, se não estou em  erro, os passaritos morriam logo em embrião, o que não acontece. Estou a pensar fazer a todos aqueles que agora estão sem ninho, e até mesmo aos que têm crias, um tratamento com sulfamidas para ver se dou conta do recado. Espero achar solução para este grave problema que estou a atravessar.

A todos vós, desejo que tenham melhor sorte que eu nestas criações.

Até dá vontade de chorar