Frisados do sul

---Frisados do Sul da Holanda--- ---Fiorinos--- ---Llarguet Espanhol--->

domingo, 29 de maio de 2011

Papa de Criação

Por norma uso dois tipos de papas de criação, uma seca que é da Orlux (papa seca para canários com ovo), e uma papa húmida, que este ano estou a utilizar a da Canary (papa húmida para canários de cor sem ovo), que sem duvida é uma papa, quanto a mim, muito boa. O ùnico senão nessa papa húmida é o facto de não conter ovo faltando-lhe assim a protaina animal, e para quem cria canários de porte como é o meu caso, acaba por se tornar um pouco mais fraca contendo apenas protainas vegetais, mas também lhes digo, não por isso que os pássaros deixam de crescer, até porque têm tido um desenvolvimento muito satisfatório. Mesmo assim, caso venha a fazer alguma alteração para o ano que vem, só se for mesmo na papa húmida escolhendo outra com valores mais elevados de protaina animal, mas logo se ve, pois fora da época de criação essa protaina não é assim tão importante quanto isso. A papa húmida coloco á descrição aos meus canários, administando alguns aditivos previamente assim como, em cada kilo de papa adiciono 2 colheres medidas de salmocolli da Zoo Pan para prevenir doenças intestinais, 100gr de foscavit orni da Zoo Pan para manter os niveis de calcio e outro tipo de vitaminas em pleno, e um pouco de Bio Sac da Zoo Pan para assegurar as fezes e todo o sistema imunitário das crias em excelente forma. À papa seca adiciono também estes aditivos, somente o foscavit orni é que não. Normalmente uso a papa seca juntamente com o germinado. O germinado que este ano estou a utilizar é o da Pet Cup pois em relação a outras marcas da concorrência contém menos percentagem de sementes pretas  altamente perigosas para a saúde das aves e tem o trigo que é um cereal muito rico em vitamina E a vitamina da fertilidade e crescimento. Até colocar o germinado á disposição das minhas aves, este é preparado previamente com 1 dia e meio a 2 dias de antecedência. Coloco-o a demolhar submerso em água e adiciono um pouco de Aliprot da Zoo Pan para prevenir fungos e bactérias, ficando assim num tempo máximo de 12 horas. De seguida lavo as sementes num passador com água corrente e passo-as para dentro de pratos próprios para a germinação ficando assim durante 24 horas. Por ultimo, depois deste processo todo, está na hora de as colocar á disposição dos canaritos, mas antes á que as passar por água juntamente com um pouco de vinagre de cidra, cerca de 1 colher de sopa para cada litro de água. Esta papa preparada por mim, é feita duas vezes por dia, sendo a primeira logo ao amanhecer e a segunda por volta da hora do almoço. Então aqui vai.......coloco as sementes já germinadas e devidamente lavadas (muito importante) num tupperwere  juntando-lhe em iguais percentagens a papa seca e misturo. De seguida junto um pouco de aveia descascada e um pouco de grit e misturo. Por ultimo coloco um pouco de Ferti vit da verselle e o Bio Sac da Zoo Pan, volto a misturar e a receita está pronta a ser posta á prova. Acriditem que eles a devoram até mesmo á ultima semente.
Como podem ver, ao contrário de muitos, eu não tenho nada a esconder em relação á forma como trato os meus canários pois é verdade que o segredo é alma do négócio mas como não os crio por negócio!!!!!Quando pensei em fazer este blog não foi com o intuito de postar apenas as minhas alegrias e vitórias mas fazer dele o meu diário divulgando tudo o que este hobby nos traz, as alegrias e vitórias mas também os dissabores e as derrotas.  Aqui á dias houve um amigo que me ligou e desabafou comigo o seu problema em que eu, com os meus conhecimentos, tentei por tudo o ajudar e espero o ter conseguido, pois quanto a mim o futuro e desenvolvimento da ornitologia nacional não depende apenas de mim nem de mais dois ou três mas sim de um todo, de todos nós em conjunto sempre com o objectivo de criar, preservar e qualificar as nossas aves para chegarmos aos mundias e colocarmos o nosso pais PORTUGAL no topo das classificações e sermos falados em outras linguas como um dos melhores.
 Bem agora deixo em baixo algumas fotos das várias fases de preparação da papa....

                                            Lavagem do Germinado com o vinagre de cidra


Sementes Germinadas


Mistura do germinado e a papa seca


Aveia descascada



O grit


O Ferti vit



e por utimo o Bio Sac


resultado final......:::))))))

2 comentários:

  1. a preparação da papa é para a criação?

    ResponderEliminar
  2. Olá André!
    Sim a papa que menciono em cima é a papa que uso durante a criação dos meus canários.
    Muita atenção ao germinado quando posto á disposição das aves, pelas grandes probabilidades que tem em ganhar fungos, pondo em causa os passarinhos.

    ResponderEliminar