Frisados do sul

---Frisados do Sul da Holanda--- ---Fiorinos--- ---Llarguet Espanhol--->

domingo, 20 de fevereiro de 2011

São Valentim

É verdade, os canaritos já namoram! O tempo podia ter ajudado se não estivesse a chover, tinha proporcionado muito melhor o momento, mas mesmo assim para os machos foi optimo verem as fêmeas que estas sim, já vão ajudando!Estão separados pelo separador visivel para se conhecerem e criarem alguma cumplicidade para a criação!!Alguns dos casais certamente que já estariam preparados para iniciarem a criação, mas vou tentar aguentar a coisa por mais duas semanas e arrancar com todos os casais ao mesmo tempo!!Estou a fazer o que nunca fiz desde que me conheço a criar canários, a ter calma e paciência esperando pelas melhores oportunidades para actuar. Todos os anos por esta altura ou até mais cedo já tinha tudo a criar, muitos deles sem estarem preparados para tal e os resultados nem sempre satisfatórios, este ano vamos ver como será.Vou dando novas consoante vão surgindo...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Gaiola Hospital

A minha ultima obra na passada semana foi fazer uma gaiola hospital, tipo incubadora, para colocar aves doentes.
Perdi um dia de volta  desta obra de arte :) mas valeu a pena, pois para além de ter ficado muito em conta, funciona em pleno. Deixo em baixo algumas fotos desta enfermaria e aguardo comentários para que a possa melhorar, se assim for possivel!!

Algumas do meu Canaril







Preparação dos Reprodutores

Este ano estou a optar por um outro tipo de preparação nos meus reprodutores. A principio ia fazer como todos os outros anos, adicionando antibióticos e sulfamidas para todo o tipo de doenças mas á medida que o tempo vai passando vou chegando á opção de não lhes fazer qualquer tipo de prevenção! É uma mudança radical em relação a anos anteriores, e em relação ao ano passado nem se fala, pois usei e abusei destas medidas. Como não sou pessoa de esconder seja o que for, até porque o segredo da criação e selecção de canários não depende só do trato mas sim , e muito importante, na qualidade do plantel, vou então mencionar aqui o trato que lhes dava antes das criações.Começava por desparazitar internamente para vermes redondos repetindo a dose 15 dias depois em relação ao 1º dia. De seguida fazia um preventivo para as Salmonelas e Colibacilles com o FP 20/20 ou Sulfaprime durante 5 dias. Entretanto dava-lhes uma Vitamina E durante 4 semanas retomando novamente com o FP 20/20 por mais 5 dias. Após este processo começavam a cria, mas ano após ano os problemas foram surgindo, desde mortes permaturas, crias frageis.....!!!O ano passado ainda piorou a situação visto que efectuei todos os tratamentos não repetindo a dose para as Salmonellas e Colibacilles antes das criações. O resultado foi o seguinte: as crias nasciam, ninhos de 4 / 5 passarinhos por ninho e ao fim de poucos dias aparecia tudo morto!!!Até dava dó entrar no canaril e deparar-me com aquela situação!!Eu não sabia o que fazer. A unica coisa que me ocorreu, e foi o que ainda safou os meus 120 canarinhos, foi dar aos pais 2 dias antes das crias nascerem, o FP 20/20 durante 5 dias. E foi assim durante toda a criação!!!Mesmo assim durante a muda ainda tive algumas baixas restando apenas os mais sãos e robustos.Em parte também dou culpa á semilha que lhes dava á descrição e ainda a falta dos próbioticos que lhes deixei de dar após a muda do outro ano. Em relação a este ponto, este ano não têm desculpa até porque lhes estou a dar 2 vezes por semana desde as ultimas criações do ano passado. Actualmente dou aos meus canários papa 2 vezes por semana e um complemento alimentar (Anima Strath) na água 2 vezes por semana também. Apartir da próxima semana vou começar a dar-lhes a vitamina E e daqui por mais 15 dias inicio também ás fêmeas a vitamina E, colocando-as junto dos machos separados pelo separador visivel para começarem a namorar. Os passaritos neste momento aparentam a estar em forma, os machos a cantar cada um na sua respectiva gaiola, e as fêmeas estão no voadouro. Os que aparentam a estarem mais apáticos são os frisados do sul, até poque são aves com menos cobertura e o frio que se tem feito sentir é muito. No meu canaril não uso qualquer tipo de aquecimento a não ser um desumidificador. As temperaturas no interior do canaril neste momento ronda os 11ºC/12ºC e a húmidade ronda os 70%. Espero contudo, no inicio do mês de Março ter os canaritos a criar.